O inglês da sua cabeça e o inglês que você fala...
Por: Silvia Vidal

Olha essa imagem simpática aqui em cima…
Talvez você ache que é só um meme e por coincidência, você e mais umas 20 pessoas se identificam com ele. Mas NÃO É. A maioria absolutamente esmagadora da pessoas de qualquer parte do mundo estudando QUALQUER IDIOMA estrangeiro vai se identificar com essa situação.
Você REALMENTE TEM um inglês na sua cabeça, vamos chamá-lo de “English in your mind“, que é diferente do inglês que você é capaz de falar, o “English that you speak“. E o motivo para isso é muito simples, muito lógico e ainda sim, ninguém se dá conta! (eu mesma passei anos sem saber). O motivo é simplesmente que nós estamos acostumados a estudar inglês de boca fechada, em silêncio. E quando fazemos isso, deixamos de praticar os “músculos da fala” que são responsáveis por fazer os sons do inglês na hora que você FALA. É por isso que o seu “English in your mind“, é lindo e maravilhoso, mas quando abre a boca para falar, não é capaz de produzir exatamente esses sons no “English that you speak“. E esses foram dois níveis, nós ainda temos mais um, que é o…

…inglês como ele é, ou o “English like it is“. Isso mesmo, o “English in your mind” não é tão bom quanto você imagina. O nosso cérebro simplesmente não é capaz de reconhecer todos os sons do inglês. Nós temos na nossa cabeça uma espécie de “banco de dados de sons”, que é constituído desde a infância. À medida em que envelhecemos, o cérebro adulto vai perdendo neuroplasticidade – isto é, a capacidade que ele tem de aprender e se reprogramar – e com isso ele vai sendo cada vez menos capaz de reconhecer sons diferentes, que não existem na sua língua materna. Então ele passa a assimilar esses sons diferentes do inglês como outros parecidos, que já temos lá no nosso “banco de dados”. E o que isso significa? Significa que nós não somos capazes de escutar o inglês como ele realmente é.
Então você achava que tinha UM problema, que era não conseguir falar tão bem quanto você sabia na sua cabeça. Agora você sabe que também não consegue escutar o inglês como ele realmente é. E agora?
Talvez você já esteja imaginando a resposta, ela é curta e simples, mas para falar o “English in your mind”, a solução é: abrir a boca e praticar., repetir muito para aquecer esses “músculos da fala do inglês”. E para entender o inglês como ele realmente é, o “English like it is” você precisa… estudar pronúncia!

Comentários